O principal objetivo deste projeto de investigação é a construção de um modelo inovador de Avaliação de Desempenho de Sustentabilidade do Setor Público (SP), permitindo a integração dos níveis operacional e estratégico, incluindo as actividades operacionais (p. ex. água, consumo de energia e materiais, produção de resíduos, emissões atmosféricas), as políticas públicas e estratégias, as normas obrigatórias e as práticas voluntárias ou padrões de referência.
São objetivos específicos: i) A caraterização do perfil de sustentabilidade do SP; ii) O desenvolvimento de um modelo de auto-avaliação do desempenho de sustentabilidade para os serviços públicos, baseado numa abordagem de lista de verificação e indicadores. Um estudo de caso – o SP português – será usado para avaliar a utilidade, credibilidade e rigor desta metodologia; iii) A definição de um conjunto de critérios para atribuição do rótulo “serviço público sustentável”; iv) A construção de um guia interativo para apoiar o uso do modelo de auto-avaliação, bem como para apresenção de linhas orientadoras para a implementação de boas práticas de sustentabilidade em cada rubrica do modelo; v) A construção de um interface gráfico na internet para benchmarking das organizações do SP e para a publicação e comunicação de resultados, envolvendo todas as partes.
Este estudo pretende contribuir para o debate em curso sobre modelos para a integração da sustentabilidade no SP, incluindo sobre como avaliar as avaliações, enquanto avaliação crítica das forças e fraquezas de uma avaliação, e conclusões acerca da sua utilidade, precisão, validade, exequibilidade e propriedade.